quinta-feira, 4 de abril de 2024

Autista sutileza de Deus

 Nasci assim 

Autista sim senhor, 

Se Deus é por todos também é por mim

Sou do bem sou da paz, e vivo o amor!

 o mal abomino-o incondicionalmente 

Minha cabeça pensante,

faz de mim um ser contente 

E  faço parte do mundo constante,

Minha família é meu elo com Deus,

E o Amém não é uma mera confirmação 

Espero também que seja para os seus 

 E com Amém elevo a Deus e minha saudação.


-  Mesmo com avançados estudos e pesquisas a  ciência ainda vai levar  tempo para apresentar ao mundo um diagnóstico definitivo sobre o  autismo. Por enquanto o autismo ainda é uma incógnita.

-  porque autismo não é praguimatismo que visa mais as soluções do que os obstáculos;

- autismo não é prosiletismo que precisa se converter ou ser convertido. O x da questão é compreender o autista como sendo um ser autenticamente sublimado, com capacidade e potencialidade de se desenvolver;

- A palavra compreensão da nossa língua portuguesa,  para mim é a mais difícil de emprega-la no nosso cotidiano, porque ela nos remete a um dos mais complexos ensinamentos do cristo. Eis (Marcos 12:30-34,

Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Pois, em se tratando do convívio com o autista, precisamos constantemente  do uso da palavra compreensão e do ensinamento do mestre Jesus para com o próximo.

             Na minha opinião as religiões que são adeptas do cristianismo, não apresentam literatura que possa nos ajudar na difícil tarefa de tornar a vida do autista mais prazerosa. 

              No rol das religiões que se dizem cristã, pela minha leitura curiosa tenho refletido muito sobre o tema ressurreição e reencarnação, no tocante ao autismo, o que disse o Chico Xavier grande interprete do espiritismo sobre o autista:

     Segundo Chico Xavier, o autismo é uma condição que pode ser compreendida como uma experiência única de aprendizado e evolução espiritual. Ele acreditava que as crianças com autismo são seres especiais, com uma sensibilidade e sabedoria intrínsecas, que muitas vezes não são compreendidas pela sociedade.

       Segundo a Bíblia, não há uma explicação direta sobre o autismo. No entanto, a Bíblia ensina princípios de amor, compaixão, inclusão e cuidado com os mais vulneráveis, que podem ser aplicados para apoiar e incluir pessoas com autismo em nossas comunidades religiosas.

                Na minha prática pedagógico em sala aula, tenho cruzado o caminho desses frágeis seres,  que com sua autenticidade nos levado a pensar: "" Eu professor Jairo Borges me coloco como um ser que convivo com medos, anseios, desejos, dúvidas, angustia, incertezas e perplexidades. "" daí eu me vejo no mundo existêncial de um autista, logo surgem o por que? Como? E agora? Por fim qual minha identidade,?

            Jairo Borges 





Nenhum comentário:

Postar um comentário