terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Homenagem póstuma em 09.02.2019

 Ontem o senhor Prefeito de Granjeiro-CE. Inaugurou uma Escola no sítio serrinha de Santa Maria. E deu o nome de MINHA mãe,  Francisca  de Araújo Borges....


 


Dados  biográficos de Francisca de Araújo Borges 

Natural de caririacu, ainda  muito  jovem manifestou sua disponibilidade para prática religiosa. Fez parte do quadro de cantoras que ajudavam na celebração da Santa missa, entoando os cânticos eucatísticos. Daí seu ingresso nas irmandades religiosas: "filha  de Maria,  mãe cristã, irmã  do santíssimo e...

ESSA  sua condição  de  católica  praticante,  tinha  por hábito assistir a celebração da eucaristia aos  domingos e dias  santificados seguindo  a risca e com disciplina a recomendação  dos  mandamentos ensinados no catecismo da Santa  IGREJA católica. 

     Quando veio morar na serrinha de Santa Maria,  por ser  devota  de nossa senhora de Fátima, decidiu fazer a celebração do mês de maio, Rezando o novenario em homenagem a nossa senhora, essa  prática fez com que muitas  famílias fossem  todas as  noites ajudá-la nos cânticos  e louvores....

Por ocasião da celebração da festa de Jesus Maria  José,  no olho  d'água "Monserrat"ela não media esforços para se fazer presente, para  tanto  mudava-se com sua família para justamente ajudar nos cânticos e demais afazeres que fossem necessário. 


Capela  de nossa  senhora de Fátima na serrinha. 


A religiosidade dos  moradores da serrinha, fez com que,  ela juntamente com sua cunhada Maria  Alves Borges  "licó" colocassem  em prática    a idéia de construírem um quartinho de oração o que mais  tarde veria ser  a igreja de nossa senhora.

  

Vida comunitária na serrinha.


Como ela,  quando ainda muito  jovem  tinha sido funcionária da farmácia  ""Borges"" pertencente ao seu tio Raimundo de Oliveira Borges,  o Dr. Borges, aquela  aprendizagem,  foi  de suma importância para ela dispor daquela aprendizagem a serviço dos  moradores do então  sítio serrinha.  Foi aí  que ela passou a dispor-se à ajudar  em fazer pequenos curativos, bem como aplicação de injeções a quem  lhe procurasse.

 

Sua colaboração no ensino aprendizagem. 


Decorria a década  de sessenta  (60) quando a diocese do Crato, implantou a escola radiofônica através da radio educadora do CARIRI com sede em Crato.  Como ela era escolarizada, foi convidada pelo então pároco de Caririaçu,  padre Vicente Alves Feitosa para  ser  monitora, portanto  quis o destino que  Francisca de Araújo Borges fosse a primeira  alfabetizadora da serrinha de santa Maria.  Portanto agradecemos ao senhor  prefeito por ter tido a idéia de fazer este resgate histórico a essa mulher que dedicou MUITO do seu tempo aos amigos que  aqui ela soube cativar. 


Jairo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário