sexta-feira, 7 de maio de 2010

UMA RIMA PARA MARIA



Um dia procurei nos versos que li,
Uma rima que rimasse com Maria.
Procurei para definir:
Teu olhar, teu sorriso, teu ser, procurei em vão.
Procurei nas nuvens que passeavam pelo céu, 
Indiferentes  e apressadas, uma cor:
Para comparar tua pele, teu jeito, teu peito.
Procurei na distância de um vento que soprava:
Uma forma para definir a leveza e o encanto do teu corpo a vagar ante os olhos meus.
Procurei na multidão;
Um olhar, um andar, um falar, um gesto ou uma atitude para comparar a ti.
E para o meu desencanto nada encontrei que pudesse comparar a algo assim igual a ti.
E de repente ouvi uma voz que dizia:
A rima que tu procuras há dias não existe. Se tu insistes em querer comparar
A Maria essa bela e fascinante mulher.
Que alegria! que fantasia! que delírio! é ela a poesia, a própria Maria a musa que eu via todo dia.
Quem diria! sabes?
Eu não sabia, é você MARIA.

Jairo Borges - outubro de l982.

3 comentários:

  1. UMA EXCELENTE POESIA, DIGNA DA PESSOA QUE A ESCREVEU, POIS TEM ME ENSINADO MUITO NA MINHA VIDA, ATRAVÉS DE SEUS EXEMPLOS E CONSELHOS, SÓ TENHO GANHADO COM SUA AMIZADE, DEIXO AQUI A MINHA ETERNA GRATIDÃO!!! OBRIGADO

    CLAUDIO MELO CARIRIAÇU

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O TEXTO uma rima para MARIA postado neste blog em 2010 como informei num comentário anterior, foi escrito a uns quarenta anos atrás. Todavia o que me chama atenção é ser este texto dentre tantos que escrevi o campeão de visualização. Gostaria de agradecer as pessoas com o nome de Maria que visualizam o referido texto. Deve haver uma Maria que sabe que eu o escrevi para ELA.

    ResponderExcluir